quarta-feira, 20 de abril de 2011

A lógica na informática



Nós usuários de computadores sabemos que na informática trabalhamos com o hardware e o software. E é no software onde lógica é empregada, e passa a ser chamada de lógica de programação. A lógica de programação é a base para todos os softwares que são criados, e é essencial para que o programador possa estruturar o seu pensamento, e consegui um melhor exito na hora de criar um software.
A lógica de programação surgiu desde o início dos computadores. É uma forma estruturada de organizar, uma sequência de comandos lógicos. E a maneira mais eficiente que o homem tem de especificar o seu pensamento para máquina. Quando é criado um software, o programador pode construir o programa em várias linguagens, seja Java, C, C++, PHP, Perl entre outas linguagens. Mas isso não significa que ao utilizar uma ou outra linguagem a lógica não estará presente, embora cada linguagem de programação tenha sua própria sintaxe e suas regras. Todas elas tem basicamente a mesma lógica, que é desenvolver comandos para a máquina. O algoritmo é bastante utilizado por profissionais da área de programação, embora não tenha sido criado para ser utilizado na programação. È usado como introdução para o estudo de lógica de programação, é também uma forma intermediária de linguagem de automação. O algoritmo é a base para quem quer começar a programar.

Portanto, a lógica está tão presente na informática quanto em nossa vida. Podemos dizer que a lógica na informática é como se fosse a sua alma. E os profissionais que trabalham com ela, têm que está em constante busca pela a forma mais prática e lógica.

                                            por:Paulo Roberto

Um comentário:

  1. Formidável este conteúdo porém deu para entender o essencial no que diz respeito à lógica em informática e não só...

    ResponderExcluir