terça-feira, 5 de abril de 2011

Uma alternativa livre para tratamento de imagens

    


   O GIMP e SOFTWARE LIVRE para tratamento de imagens. É uma boa opção para usuários tanto de LINUX como de WINDOWS já que o mesmo está disponível para ambos. Dando a possibilidade para seus usuários poderem editar suas imagens através de seus recursos que podem ser básicos ou até mesmo avançados.
O GIMP possui três elementos básicos como: as ferramentas, a área de edição e o diálogo de camadas,canais,vetores e desfazer. Sua interface é bem intuitiva com ferramentas bem representadas pelos ícones e uma breve dica, que mostra uma definição sobre a ferramenta quando o cursor do mouse passa sobre a mesma. A área de edição como o nome já diz, é a janela aonde será feita a edição da imagem e onde as imagens vão aparecer. Já na janela diálogo vai fica o diálogo de camadas que informa a quantidade de camadas abertas no programa e camadas que está sendo trabalhada. O diálogo de canais é composto por os canais que formam a imagem, que na maioria das vezes é composta por canais RGB. A janela de diálogos pode ser editada, dando-lhe a possibilidade de excluir um diálogo ou inserir.

Uma das muitas utilidades que este programa tem, é a de pode dar a opção de você salvar as suas imagens em varias extensões como: .GIF, .JPEG, .PNG e BMP formato nativo do WINDOWS entre outras opções. Com essa opção você poder pegar uma imagem de extensão .BMP e abrir no Gimp, e depois salvar com outra extensão de sua necessidade. Bem como já foi dito, o GIMP é um programa que oferece bastante recurso para quem quer trabalhar com imagens ou para quem, apenas quer editar suas próprias imagens. Portanto, se você não tem dinheiro para comprar um programa de tratamento de imagens pago, experimente o GIMP!

por: Gilm  ar Moraes e Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário