segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OpenOffice.org

OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, mantida pela Oracle. A suíte usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office além de outros formatos legados. Alguns formatos legados não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim a perda destes.
O OpenOffice.org é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
Após a venda da Sun Microsystems, até então a patrocinadora principal do projeto, para a Oracle, muitos contribuidores deixaram de desenvolver o OpenOffice.org sob a influência da Oracle, alegando falta de interesse da empresa no projeto, e anunciaram o LibreOffice, convidando a Oracle a participar do projeto e a ceder a marca OpenOffice.org. Após uma resposta negativa da Oracle sobre a doação da marca e sobre o novo projeto, alegando interesses próprios em continuar produzindo o OpenOffice.org e a sua versão voltada à comercialização Open Office (novo nome do antigo StarOffice), a comunidade concretizou e lançou o LibreOffice, tendo como desenvolvedora e gestora do novo projeto a recém-criada The Document Foundation, fundação criada com o intuito de representar a comunidade do LibreOffice socialmente. A primeira versão do LibreOffice foi lançada em 25 de janeiro de 2011. Em 15 de abril de 2011, o arquiteto-chefe da Oracle, Edward Screven, anunciou que a Oracle pretendia transformar o OpenOffice.org num projeto de código aberto de caráter exclusivamente comunitário, desvinculando-se do desenvolvimento do projeto e afirmando que a empresa não pretendia mais disponibilizar ao mercado uma versão comercial do OpenOffice.org. Para tanto, segundo Screven, era necessário trabalhar com a comunidade para a continuação do projeto, prestanto a Oracle o apoio a formatos de documento de padrão aberto.
No Brasil, devido a problemas de marcas, essa suíte recebeu o nome de BrOffice.org. Posteriormente, quando foi lançado o fork comunitário LibreOffice, o BrOffice.org (posteriormente apenas BrOffice) passou a ser baseado neste último, até o mês de março de 2011, quando então foi extinto.
                                                                         por:Anderson & Diogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário